terça-feira, 3 de agosto de 2021

Podcast 5.8 - Episódio 24: Tradições Judaicas do Futuro: Comida Judaica

(originalmente publicado em http://5ponto8.fireside.fm/24)

“Na realidade de hoje, a maioria das famílias não armazena mais uma carpa viva na banheira antes dos feriados, nem passa o dia todo preparando alimentos que exigem mão-de-obra intensiva. Sob a bandeira da conveniência, as últimas décadas viram tradições alimentares preciosas enfiadas em potes e negligenciadas, incluindo gefiltefish.

O gefiltefish já foi uma forma inovadora de esticar até onde um peixe poderia ir para alimentar uma família, um poderoso símbolo do campesinato europeu. A variedade enlatada, por outro lado, é um lembrete pungente de quanto nos afastamos dos velhos tempos, tanto que gefiltefish se tornou sinônimo de desatualizado, cinza, antiquado e Velho Mundo.

Mas não precisamos aceitar a extinção desta tradição ou dos sabores robustos, coloridos e frescos da cozinha Ashkenazi. Sabemos que gefiltefish - como borscht e kvass e tantos outros alimentos do Velho Mundo - são excelentes quando feitos da maneira certa. Tudo se resume ao básico de qualidade, frescor, cuidado e criatividade.

Gefiltefish não é apenas sobre sua bubbe. Não se trata de kitsch ou de uma revolução gastronômica. [Nosso objetivo] é recuperar nossos alimentos consagrados pelo tempo e se preocupar com seu sabor e como são obtidos. É servir um prato com orgulho, não simplesmente por deferência a convenções vazias. Trata-se de levar as tradições alimentares a sério e recuperar a glória da comida Ashkenazi - o que ela foi e o que pode ser.”

Esse é o texto do “Manifesto Gefilte”, que abre o livro de mesmo título de autoria de Jeffrey Yoskowitz e Liz Alpern, no qual os autores buscam novas receitas para comidas judaicas do Velho Mundo. 

Em uma época em que tantas práticas judaicas estão sendo revisitadas, o que está acontecendo com a nossa comida, tanto do ponto de vista da inovações culinárias e nas receitas quanto das mudanças nas regras de cashrut? 

Nosssos convidados de hoje são chef Monica Dajcz e o rabino Natan Freller.

Referências:

Dicas Culturais:

Com Rogério Cukierman e Laura Trachtenberg Hauser.
Créditos da Música de Abertura: Lechá Dodi, da liturgia tradicional de Shabat | Melodia: Craig Taubman | Clarinete: Alexandre F. Travassos | Piano: Tânia F. Travassos.
Edição: Misa Obara

Nenhum comentário:

Postar um comentário